Inicio YouTube Instagram Facebook Google+
Home Dicas Para o Lar Vídeos Receitas Contato

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Nossa ida ao Acampamento Paiol Grande.





Oi gente,
Hoje vim contar para vocês como foi nossa viagem para o acampamento Paiol Grande, localizado na Serra da Mantiqueira em São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo.
Esse acampamento existe desde 1946, conheci muitos veteranos, que vão lá desde crianças, e hoje vão com suas famílias, levam os filhos e muitos, já levam netos! Fiquei encantada com isso.
Lá, eles trabalham métodos de convivência entre jovens, através do esporte, lazer, diversão e cultura, possibilitando, ao mesmo tempo, uma vivência de valores e noções fundamentais de cidadania, solidariedade, ética, moral e convívio social. O jovem aprende na prática, enquanto se diverte. E se torna um Paioleiro – um ser humano que vai lembrar dessas experiências marcantes. Que vai se orgulhar de ter participado delas. E que vai difundir seus princípios básicos para o resto de sua vida.
Ser Paioleiro é ser cidadão. É dar valor às coisas mais simples da vida. É saber transformar vivência em ensinamento. E é, sobretudo, entender esta fantástica experiência que é...viver! De uma forma alegre, divertida e positiva.
O acampamento funciona da seguinte maneira:
existem vários alojamentos, comportando 20 pessoas cada um. tem os alojamentos das mulheres (se houver filhos até cinco anos, ele também fica nesse alojamento independente do sexo), o alojamento dos homens, o de meninos (que comporta crianças de 6 a 12 anos), e o de meninas (que também comportam meninas de 6 a 12 anos), os adolescentes ficam com os adultos, tudo separado por sexo.
em todos os alojamentos tem um monitor que dorme acompanhando os acampados, eles instruem, ajudam e também trabalha como "despertador" da galera.
No começo fiquei meio apreensiva de deixar a Maria Gabriela dormir em outro alojamento, longe de mim, mas a primeira coisa que senti quando cheguei ao paiol, foi segurança, pois tinham muitos monitores, e todos eles, sem exceção, são muito prestativos. pra vocês terem uma ideia, a Isabel andou de caiaque sozinha com um deles, e ela tem só 3 anos. eu me senti quase uma mãe sem filhos lá, pois o acampamento trabalha a independência e a responsabilidade dos acampantes. E eu como mãe, ADOREI!


Isabel e o tio andando no caiaque
Queelen!! você é doida de deixar a Isabel desse tamanhico andar num caiaque com um instrutor!!

Não sou não gente! a equipe deles é super treinada, e não está aparecendo nessa foto, mas bem do lado esquerdo ali tinha uma salva vidas de olho na Isabel, que estava com colete salva vidas como vocês podem observar na foto, sem contar que conheço minha pequena e sabia que ela não ia desobedecer o instrutor.

me senti muito segura, pois foi a primeira coisa q observei quando cheguei, a "qualidade" dos monitores, instrutores.... Pois querendo o não, uma hora ou outra minhas filhas iam ficar sozinhas nas mãos deles.
Só sei gente que nos divertimos a aprendemos muito!
Maria Gabriela cavalgou sozinha, se sentindo a própria amazona., Isabel escalou,
e todas as atividades tinham equipamentos de segurança. e no minimo 2 monitores para cuidar da criança.

Escrevendo para vocês pude reviver novamente tudo que passamos lá,

Foi emocionante ver adultos, adolescentes e crianças ajudando a servir as refeições, limpando as mesas, cantando felizes com esses momentos. É, lá todo mundo ajuda um pouquinho, e não é custoso, pois todos fazem com alegria, vi até disputa pra ver quem ia pegar a comida e quem ia pegar a bebida, de tão prazeroso que eram esses momentos.

alem de ser a hora das refeições, eram também, momentos de comunhão, cantávamos, dançávamos, riamos muito, e por diversas vezes chorei emocionada.
Participamos de varias gincanas também, e como vocês pode perceber meu jeito, eu aproveitei demais!

E sabe o que é bom lá? Não tem aquele espirito de competição, lógico que todos querem ganhar, Mas no final não existe um ganhador, pois todos comemoram, riem e fazem a festa! Meu esposo parecia uma criança naquele meio.
Minha amazona linda, Maria Gabriela
Isabel escalando o paredão com a ajuda da tia Carolinda, (monitora que ficou conosco no alojamento)
O alojamento da Gabi na hora do grito de Guerra no café da manhã
Nosso alojamento fazendo a farra.
Momento pescaria, Pai e filha
comemorando junto com o papai!
E a mamãe também participa!
Teve show de talentos!


Eu simplesmente amei tudo!!!
espero voltar lá novamente!
Quem sabe vamos todas juntas um dia né!

Um beijo!

Até mais!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.